19 de nov. de 2012

Novo Edital de Vagas 2013


Curso Pré-Vestibular Comunitário Santa Teresa D’ Ávila
 Edital de Vagas para Alunos do ano letivo de 2013

Com autorização do Pároco vigente, Padre Gilmar Florentino da Silva, o coordenador pedagógico do Curso Pré-vestibular Comunitário Santa Teresa D’Ávila, Professor Fábio José da Paz Rosa, torna público o Edital de vagas para alunos do ano letivo de 2013.

 
1- Das disposições Preliminares:
1.1- Todo processo seletivo será regido por este edital.
1.2- Para o candidato concorrer às vagas para alunos do ano letivo de 2013, o mesmo deve ter concluído o ensino médio, estar para concluir no final do ano letivo de 2012 ou estar no 3º ano do ensino médio em 2013.

2- Das Vagas:
2.1 Serão oferecidas 25 vagas para o ano letivo de 2013.

3- Das inscrições:
3.1- As inscrições serão realizadas na secretaria da paróquia, de 04/12/2012 à 23/01/2013, de segunda à sexta, das 15:00 às 18:00h e aos sábados, das 9:00 h às 12:00 h.
3.2- No ato da inscrição, o candidato deverá pagar a taxa de R$ 5,00 e anexar à ficha de inscrição as fotocópias do comprovante de renda de todos os membros da família.
3.3- Os membros da família do candidato que não possuam renda comprovada em carteira de trabalho ou contra-cheque, deverão fazer uma declaração de próprio punho explicando a sua situação financeira. 

4- Das etapas do Processo seletivo: 

4.1- O processo seletivo será composto de três fases: 

4.2- 1ª etapa: Análise de Renda (De 04/12/2012 à 23/01/2013) – Nesta etapa o candidato com a renda per capita bruta superior a R$ 960,00 (novecentos e sessenta reais) terá a participação indeferida, no processo seletivo. Os candidatos aprovados nessa etapa estarão aptos para a 2ª etapa. – Resultado: 24/01/2013, Quinta, a partir das 14 H. , nos murais da paróquia e no blog do pré-vestibular: cursostd.blogspot.com
 4.3- 2ª etapa: Prova de Conhecimentos Específicos (Data: 27/01/2013, Domingo – Horário: 14 H) - Nessa etapa, será avaliada os conhecimentos mínimos de um vestibulando. A avaliação será composta das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia. Cada disciplina será composta de 5 questões com 5 alternativas cada, totalizando 35 questões. Os candidatos deverão chegar ao local da prova com 15 minutos de antecedência, portando carteira de identidade, lápis, caneta azul ou preta e borracha. Para ser aprovado nessa etapa, os candidatos deverão acertar no mínimo duas questões de cada disciplina. Os candidatos aprovados nessa etapa estarão aptos para a 3ª etapa. Resultado: 28/01/2013, Segunda, a partir das 14 H, nos murais da paróquia e no blog do pré-vestibular: cursostd.blogspot.com
4.4 – 3ª etapa: Entrevista (Data: 31/01/2013, Quinta) – Nessa etapa, a banca examinadora avaliará aspectos essenciais para o candidato ingressar no curso pré-vestibular comunitário. Cada entrevista terá a duração de no máximo 20 minutos e se realizará entre as 18 H e 22:00 H. – Resultado Final: 01/02/2013, Sexta, a partir das 14 H, nos murais da paróquia e no blog do pré-vestibular: cursostd.blogspot.com

4.5 - Não serão divulgados resultados de nenhuma etapa do processo seletivo por telefone. 
5- Da matrícula
5.1- Os candidatos aprovados deverão comparecer no dia 05/02/2013, Terça, às 19 H, para efetivar a matrícula.
5.2- No ato da matrícula, o candidato aprovado deverá apresentar uma foto 3x4, identidade, CPF e Xerox de documento comprobatório da conclusão do ensino médio ou que em 2013 estará matriculado no último ano do ensino médio.
5.3- Os candidatos que em 2013 estiverem no último ano do ensino médio que não conseguirem no dia da matrícula documento comprobatório da instituição escolar, terão o prazo de dois meses para entregar o mesmo à coordenação pedagógica. Caso o candidato aprovado não entregue a documentação da situação estudantil, a matrícula será cancelada.

_____________________________________________________
Curso Pré-Vestibular Comunitário Santa Teresa D’ Ávila
Processo Seletivo 2012
Anexo I

Banca Examinadora

            A banca examinadora da 3ª fase do processo seletivo 2012 será composta pelos seguintes professores:


Adelto Cândido Grigório Patrício
Fábio José da Paz Rosa
Luciana da Silva Santos

_______________________________________________
Curso Pré-Vestibular Comunitário Santa Teresa D’Ávila
Processo Seletivo 2012
Anexo II

Conteúdo Programático da prova de conhecimentos específicos

Língua portuguesa: Interpretação de texto; Figuras de Linguagem; denotação e conotação

Matemática: Teoria dos Conjuntos; Porcentagem; regra de três simples e composta; máximo divisor comum e mínimo divisor comum, Raciocínio Lógico.

História: Brasil colônia: Período Pré-colonial, Capitanias Hereditárias; Governo geral; formação da sociedade brasileira; escravidão indígena X escravidão negra e sistema econômico colonial (cana de açúcar e ciclo do ouro).

Geografia: A nova ordem mundial; formação dos blocos econômicos (MERCOSUL, NAFTA, UNIÃO EUROPÉIA e OPEP); crescimento populacional brasileiro, Países desenvolvidos e Países subdesenvolvidos e a questão agrária no Brasil.

Química: O átomo (núcleo e eletrosfera, número de massa e número atômico, camadas eletrônicas; Características dos átomos e suas representações (isotopia, isobaria e isotonia), substâncias puras, misturas e combinações, separação de misturas e Classificação dos elementos químicos.

Física: Estudo dos movimentos; Velocidade Média; Movimento Retilíneo uniforme (MRU); Função horária da Posição; Movimento Variado (Movimento Retilíneo Variado e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado); Estudo das forças; As causas do Movimento (Primeira e Segunda Lei de Newton).

Biologia: Ecologia e Ecossistemas: os níveis de organização da ecologia, os níveis tróficos na comunidade (produtores, consumidores e decompositores), cadeias e teias: as relações alimentares. Relações na Comunidade (mutualismo, comensalismo e inquilinismo, colônias, sociedades, parasitismo). Doenças provocadas por fungos, bactérias, protozoários e vírus.